Quem foi Lavoisier?

Antoine Lavoisier

Antoine Laurent de Lavoisier foi um químico francês, considerado o pai da química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Wikipedia


Lavoisier (1743-1794)

Nascimento: 26 de agosto de 1743, Paris

Falecimento: 18 de maio de 1794, Praça da Concórdia

Cônjuge: Marie-Anne Pierrette Paulze (de 1771 a 1794)

Veja frases famosas desse Químico no link abaixo: 

http://www.grandesmensagens.com.br/frases-de-lavoisier.html/comment-page-1#comment-94117 

Lavoisier e sua esposa Marie-Anne

  Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris, em 26 de agosto de 1743, filho de uma família rica. Logo cedo ficou órfão de mãe e foi educado pelo pai e pela tia, que o encaminharam ao Colégio Mazzarino para que estudasse Direito. A universidade despertou seu interesse pelas ciências e o desviou da área jurídica.

         Aos 22 anos, obteve o primeiro prêmio de sua carreira: uma medalha de ouro oferecida pela academia de Ciências, por seu projeto para a iluminação das ruas de Paris, e com apenas 25 anos se tornou membro da academia Real de ciências de Paris.
         Para custear suas pesquisas, acabou fazendo um investimento rendoso, mas que viria a lhe custar a vida: comprou ações da Ferme Générale, uma sociedade que tinha o direito de cobrar os impostos. Apenas uma cota fixa dessas ações era para o rei, o resto ficava para a cobrança e o lucro dos acionistas.
         Aos 26 anos, Lavoisier conheceu Marie Anne Pierette Paulze (1758-1836), com quem se casou quando ela tinha apenas 13 anos. Ele supervisionou pessoalmente a educação da mulher em latim e em inglês, para que ela pudesse auxiliá-lo na tradução de trabalhos científicos e filosóficos.
         Em 1789, ele lançou seu Tratado elementar de Química, apresentando pela primeira vez a nomenclatura moderna, longe da obscura linguagem característica da alquimia. Nessa obscura linguagem característica da alquimia. Nessa obra Lavoisier relacionou 33 elementos (na verdade substâncias) conhecidos. A luz e o calor foram considerados elementos e entraram na relação. Nesse mesmo ano teve início a Revolução Francesa, que derrubou a ordem política existente (feudalismo e monarquia).
         Os membros da Ferme Générale foram colocados entre os primeiros da lista de “inimigos do povo”, acusados de peculato e preso por não terem prestado contas de suas atividades.
         Os cientistas de toda a Europa, temendo pela vida de Lavoisier, enviaram uma petição aos juízes para que o poupassem em respeito ao seu valor científico. Coffinhal, presidente do tribunal, recusou o pedido com uma frase equívoca que se tornou famosa: “A França não precisa de cientistas”. Assim, a acusação passou de peculato para traição e Lavoisier foi guilhotinado em 18 de maio de 1974. Suas propriedade foram confiscadas e sua esposa foi presa. Mais tarde, Marie Anne foi libertada, recuperou as propriedades e publicou em 1805 a obra Memórias de Química, com o nome do marido. Baseada em anotações dos trabalhos que ele realizou.
         Ao matemático Josep Louis Lagrange (1736-1813) atribui-se uma outra fase famosa: “Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo”.

 

Peculato é um delito praticado por funcionário público que, tendo, em razão do cargo, a posse de dinheiro (ou de valores) público ou particular, dele se apropria em proveito próprio ou alheio, ou que, mesmo não tendo a posse dos bens, usa as facilidades que o cargo lhe proporciona para obtê-los (ou ajudar alguém a obtê-los (ou ajudar alguém a obtê-los) por meios ilícitos.

3 comentários:

  1. Aos 22 anos, obteve o primeiro prêmio de sua carreira: uma medalha de ouro oferecida pela academia de Ciências, por seu projeto para a iluminação das ruas de Paris, e com apenas 25 anos se tornou membro da academia Real de ciências de Paris

    ResponderExcluir
  2. Laviosier foi um químico francês que provou que a combustão necessita apenas de um dos constituintes do ar, que designou por oxigénio, destruindo deste modo a teoria do flogisto. Ele mostrou que a água é um composto de oxigénio e hidrogénio, estabelecendo deste modo as regras básicas das combinações químicas. Lavoisier é conhecido como o introdutor da Química Moderna.


    Jaqueline de Souza Carlos.
    1 Ano E

    ResponderExcluir