Quem foi Lewis?




Gilbert Newton Lewis
(1875 - 1946) Desenvolveu
o conceito de ligação química
em compostos orgânicos.
Gillbert Newton Lewis Nasceu em Weymouth, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos no dia 23 de outubro de 1875 – morreu em Berkeley, na Califórnia no dia 23 de março de, 1946.
Graduou-se em química na Universidade de Harvard e depois marchar para a Alemanha, onde ficou por dois anos, depois que ele foi contratado pelo governo filipino. Em seu retorno aos Estados Unidos começou a trabalhar no Massachusetts Institute of Technology de YMS mais tarde, como professor da Universidade da Califórnia
Foi um importante químico que estudou as ligações químicas.
Fez doutorado na Universidade de Harvard em 1899. Na Alemanha, estudou em Leipzig e Göttingen. Dirigiu o gabinete de pesos e medidas no Laboratório Governamental nas Filipinas de 1904 a 1905.
Fez alguns trabalhos sobre termodinâmica. Foi professor de físico-química no Instituto de Tecnologia de Massachusetts de 1907 a 1912.  Ainda em 1912, mudou-se para a Universidade da Califórnia, em Berkley.  Em 1916, começou a desenvolver a ideia de que as ligações químicas estão baseadas em compartilhamento e transferência de elétrons. Por este motivo, seu nome está ligado a uma definição geral de ácidos e de bases.
Publicou suas ideias na obra Valence and the Structure of Atoms and Molecules (Valência e Estrutura de Átomos e Moléculas) em 1923.
Em 1933, isolou o deutério, que é um dos isótopos do hidrogênio, que forma a água pesada. Foi Lewis quem introduziu o desenho das camadas de valência dos átomos nas ligações químicas para facilitar a visualização das transferências e compartilhamentos de elétrons.
Apesar de inúmeras investigações no campo cientista, Lewis tornou-se especialmente famoso por sua teoria sobre os químicos nos links e sua definição de ácido e base. Em 1916, Lewis assinou uma teoria sobre os químicos determinados links chamados "ligações covalentes, que são gerados a partir de elementos não-metálicos que possuem quatro elétrons de valência que, sem chegar a oito. A investigação de Lewis foi aprofundada e espalhada por cerca de 1923 em Langmuir.
Lewis também realiza pesquisas no campo da termodinâmica química em idéias sobre a evolução das reações químicas e previsão de seu comportamento. Ele é considerado um dos grandes pioneiros da química do século XX. Ele faleceu em Berkeley, em 1946, enquanto realizava uma série de experimentos em fluorescência.

14 comentários:

  1. Fabiana da Silva Lira Vaillant 3°B

    Lewis, químico que teve como foco a ligação química baseado em compartilhamento e transferência de elétrons.
    Deduziu também a preparação de uma amostra de água; ele que introduziu o desenho da camada de valência (ultima camada) nos respectivos átomos, este conceito foi de importante fundamento para ligação iônica e facilitou a visualização da troca de elétrons entre íons. Ainda estudou um pouco sobre a termodinâmica, seus trabalhos de maior valor foi aqueles em que ele conseguiu dar explicações razoáveis.

    ResponderExcluir
  2. 1923, uma definição eletrônica de ácido e base foi apresentada por G.N Lewis, que tomou como modelo a teoria de Brönsted, que afirma que a base recebe próton. Agora, para receber prótons a base deve ceder um par de elétrons para a ligação.
    Lewis ampliou o conceito de ácido e base definindo-os eletronicamente.

    “Base é toda espécie química (molécula ou íon) que apresenta par de elétron capaz de formar uma ligação coordenada (dativa) com outra molécula ou íon.”

    “Ácido é qualquer molécula ou íon que pode formar ligação coordenada com o par eletrônico não-compartilhado de uma base

    ResponderExcluir
  3. Lawis nasceu em Waymomt dia 23 de outubro de 1875, ele foi um químico muito famoso, estudou as ligações químicas e buplicou várias de suas ídeias. Morreu 23 de março de 1946.

    Aretuza Bazan Barbosa 1º ano A matutino =)

    ResponderExcluir
  4. Gillbert Newton Lewis nasceu no dia 23 de outubro de 1875, em Weymouth, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.
    Lewis estudou na Universidade de Harvard e mais tarde em Leipzig e Goettingen tendo dirigido o gabinete de pesos e medidas no Laboratório Governamental das Ilhas Filipinas de 1904 á 1905. De 1907 a 1912 foi professor de Físico-química no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. No mesmo ano mudou-se para a Berkeley, onde foi professor de Química e reitor da Universidade da Califórnia, até à sua morte.
    Lewis é conhecido pelo seu trabalho em termodinâmica, pela formulação da teoria de Lewis para ácidos e bases, e pelo desenvolvimento da teoria de valência em reações químicas. Em 1916 Lewis propôs que a ligação entre dois elétrons seria a base de uma ligação de valência, uma ideia desenvolvida por Irving Langmuir e que permanece como a base de teorias modernas de valência. Lewis foi um dos primeiros estrangeiros eleitos para a Academia de Ciências da ex-União Soviética.
    Lewis é considerado um dos grandes pioneiros da química do século XX.
    Morreu em Berkeley, na Califórnia no dia 23 de março de, 1946, enquanto realizava uma série de experimentos em fluorescência.

    ResponderExcluir
  5. gíllbert foi um importante químico que estudou as ligação química, foi também professor de físico químico no instituto de tecnologia,fez doutorado na universidade em 1899.O nome de gillbert esta ligado a uma definição geral de bases.ele é considerado um dos grandes pioneiros da química,mas chegou a falecerem 1946,enquanto realizava uma série de experimentos em flurescễncia.gillbert fez tudo isso pra mostrar sobre o que ele fez pela química.sobre este químico eu gostei de ler,eu achei importante foi só isso que eu entendi.

    ResponderExcluir
  6. Gillbert Newton Lewis foi um quimico famoso que nasceu em Massachusetts estados unidos no dia 23 de agosto de 1875, desenvolvel as ligações químicas estão baseadas em compartilhamento e transferência de elétrons que esta ligado a ácidos e as bases.e em 23 de março de1946 faleceu em Berkeley, na Califórnia.

    ResponderExcluir
  7. Gilbert Newton Lewis foi um quimico famoso que nasceu em Massachusetts Estados Unidos no dia 23 de agosto de 1875.
    Newton estudou na universidade de Havarde mais tarde Leipzig e Gottingen. foi professor de Fsica-quimica no instituto de tecnologia de Massachusettes. No mesmo a no mudou-se para Berkeley, onde foi professor de quimica e reitor da universidade da Califórnia, até a sua morte.

    ResponderExcluir
  8. 1º C

    Gilbert Newton Lewis foi um quimico que com tempo se tornou-se muito famoso, pois Gilbert realizava experimentos em busca de compartilhamento e transferêcia de eletros que estao ligados a ácidos e as bases ou seja a definir os acido e as bases, e com muitas tentativas Gilbert consiguio provar essas teoria e se tornar um dos cientistas mais famosos do século XX.

    ResponderExcluir